ANJOS QUE ME VISITAM ....

domingo, 31 de outubro de 2010

SORRISO E BOM HUMOR:REMÉDIOS GRATUITOS!


TE AMO MTOOO MEU NETO QUERIDO GABRIEL...QUE SORRISO MAIS FOFUXUU DA VOVÓ!!


por Instituto ISI - katia@institutodosaberintegral.com.br

Sorrir faz bem para saúde: essa é a conclusão das últimas pesquisas realizadas em diversos centros científicos dedicados a pesquisa comportamental do cérebro mediante as emoções. O humor está diretamente relacionado com a diminuição dos hormônios responsáveis pelo stress: ACTH, cortisol, Epinephrine, beta-endorphin, dopac e prolactin. É notável a queda do cortisol, um dos principais hormônios a se elevar em situações de stress quando nosso cerébro está sintonizado com o bom humor. Consequentemente, nossa imunidade aumenta consideravelmente quando estamos genuinamente sorrindo para vida.

Não importa o quão difícil a vida cotidiana se apresenta, mas pricipalmente como reagimos às dificuldades; esse é o diferencial. Diversas pesquisas realizadas na Universidade de Harvard apontam para uma significativa diferença entre pessoas que tem o tipo de personalidade "A" e as petencentes ao tipo "B". O primeiro grupo engloba pessoas hostis e agressivas, incapazes de relaxar e sorrir. Geralmente encontramos essas pessoas no que chamamos de grupo “workaholic”, indivíduos que geralmente realizam mais de uma atividade ao mesmo tempo. No polo oposto, temos as pessoas do tipo "B", descritas como pacientes, relaxadas, de fácil convívência, adaptáveis e flexíveis. As do grupo "A" tem uma incidência muito maior de doenças cardíacas, depressão, diabetes e pressão alta. Pessoas do grupo "B" apresentam ótimo rendimento cerebral, aumento da capacidade criativa e uma frugalidade que se expressa em praticamente tudo o que fazem.

O bom humor também é reconhecido pelas suas propriedades milagrosas na otimização da memória e no processo de aprendizado. Várias experiências demonstram que quando estamos usufruindo de nossa experiência em estado não comparativo e relaxados, aprendemos com mais facilidade e mantemos relações mais duradouras e sem exigências(sem buscar compensações de faltas internas no outro). A tensão, a preocupação e o humor "cinzento", prejudicam e muito as sinapses cerebrais e embotam a memória, posto que o corpo está sendo submetido a um ritmo contrário ao seu bioritmo natural, que sempre favorece a expansão de todas as suas faculdades e recursos naturais. Reparem: quando estamos hiper tensos(ou sob a ação opressora do medo), não conseguimos lembrar de algo específico, porém, tão logo relaxamos, a memória funciona sem esforço. Tudo se expande, a energia se "alarga" e começamos a prestar atenção em detalhes que antes passavam despercebidos...detalhes como uma montanha, uma flor, um sorriso...

Na tradicional medicina Chinesa, mais especificamente na "Alquimia Interna Chinesa", pouco conhecida no ocidente, existe uma prática de meditação muito curadora chamada "Sorriso Interno". Essa meditação vem ajudando inúmeras pessoas internadas em hospitais de doenças terminais a lidarem de maneira afetiva e efetiva com a doença. Nessa técnica, aprendemos a construir um "sorriso interno" que lava, limpa e energiza órgãos de importância vital para a medicina chinesa, sem falar na gratidão para com o corpo. Esse sorriso consciente e direcionado para cada orgão e para o corpo no seu todo e limina emoções negativas e abre, por efeito, espaço para construção das virtudes de amor-bondade, gentiliza, coragem entre outras de grande importância para uma existência saudável, pautada por uma consciência auspiciosa e ampla.

Pesquisadores ao redor do mundo estão estudando o poder das emoções positivas e de comportamentos lúdicos na conservação da saúde e da longevidade. Sabe-se, por exemplo, que o simples ato de abrirmos os lábios em um sorriso movimenta 73 músculos da face e envia ao cérebro um comando de bem estar e segurança, tão necessários a nossa saúde do corpo e do espírito.

Segundo o Doutor Larry Dorsey, autor do famoso livro “Healing words” e do interessante “Tempo, Espaço e Medicina”, o Humor e a espiritualidade estão intimamente relacionados, pois nos libera das restrições do nosso ser e nos coloca em contato com uma experiência pessoal que vai para além de qualquer descrição científica possível; por isso ele faz uma associação entre o humor e a espiritualidade, relação que nos foi privada por conta de uma herança religiosa baseada na temência e no sofrimento como meios únicos de "salvação" e "união" com "Deus"(que nesse caso, seria um mercador de dor e martírios).

É interessante notar que a pessoa alegre e jocosa é chamada de “espirituosa”, palavra que derivada de Espírito, o sopro que gera e alimenta a totalidade da vida. Quando percebemos que a totalidade de recursos e energias da vida estão também presentes em nós, nos tornamos Bons e Belos, revelando a Verdade de que a natureza última do universo é a Bem aventurança. Nesse ponto, vale a pena prestar atenção nas imagens que representam Budha e Krishna, pois ambos estão sempre sorrindo, um sorriso anatômico, natural. Por sua vez, certas tradições Sufis e Chinesas sempre enfatizaram o humor em seus ensinamentos, destacando-se o livro de contos Sufi “Histórias de Nasrudin”, uma dádiva literária da "espiritualidade espirituosa". Já no ocidente, quando um pintor resolveu representar Cristo sorrindo na Crucificação, foi execrado pela morbidez de uma crença hedionda na dor.

Felizmente, a Ciência concreta em suas vertentes mais abertas e ousadas, corrobora o que já era sabido pelos antigos, abrindo caminhos que encurtaram, cada vez mais, a (fictícia)distância entre o objetivo e o subjetivo.E o melhor: demonstra que comportamentos muito simples, que sempre foram parte da expressão saudável e natural do próprio ente Humano, guardam uma poderosa farmacopéia de recursos sem paralelos na parafernália alopática, que tem o seu lugar de respeito, mas que mediante esses recursos interiores ao corpo e a psiquê, não passa de uma "alternativa". Não podemos categorizar o Bom Humor e nem outros caminhos "orgânicos" e "naturais" como práticas "alternativas", pois constituem o natural. Esse é um ponto que precisa ser revisto...

Em síntese, sorria para seu corpo! Sorria para as experiências prazerozas e também para aquelas menos prazerozas, pois um sorriso quebra, de imediato, o peso do rancor, da raiva e do desânimo. Sorria para si proprio, olhe para a natureza e descubra a beleza de uma flor e observe a impermanência da vida. Tudo é passageiro e nisso, reside uma grande beleza.

Recorde: Quem faz a diferença é você!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...