ANJOS QUE ME VISITAM ....

terça-feira, 16 de novembro de 2010

OSTEOGENESIS IMPERFECTA--PARTE 4


Melhoras
Durante a adolescência a resistência da estrutura óssea aumenta, e os problemas da O.I. se tornam proporcionalmente menores. Pode acontecer, mesmo, que pacientes restritos à cadeira de rodas tenham condição de começar a andar. Naturalmente, a possibilidade de autonomia dos pacientes neste período é diretamente proporcional à gravidade dos danos que foram acumulados nos anos precedentes. Sobretudo as deformidades da coluna vertebral e dos membros inferiores têm um papel determinante em condicionar a independência motora e a inserção social do paciente.



Psicologia dos portadores de O.I.
Vários tipos de problemas surgem, principalmente na adolescência, momento de uma inserção social mais conflitante, mas absolutamente necessária. Estes problemas costumam passar quase despercebidos na infância, período durante o qual os pacientes mostram sólida serenidade, sociabilidade e adaptação à sua condição. Os problemas psicológicos que envolvem o paciente em relação aos pais são tanto menores quanto mais ele seja inserido no ambiente escolar e social e devem ser enfrentados com a ajuda de um psicólogo, sempre que necessário.



Estado atual da pesquisa no que diz respeito ao tratamento da Osteogenesis Imperfecta
Até o momento, todas as tentativas de cura médica da Osteogenesis Imperfecta falharam em seu intento. Recentemente foram experimentados mais de 25 fármacos. A dificuldade de praticar exames comparativos, por causa da extrema variabilidade e imprevisibilidade da doença, explica a dificuldade encontrada na avaliação da eficiência destes fármacos.
Parece que a calcitonina, em alguns pacientes, leva a uma melhoria do estado geral da hiperidrose e da mineralização do esqueleto. O mesmo se diga da vitamina C e, em época recentíssima, dos flavonóides, que parecem agir eficazmente em certos pacientes com modificações clinicas, bioquímicas e estruturais.[Atualmente, os bisfosfonatos vêm sendo utilizados, especialmente em crianças, e demonstrado bons efeitos especialmente no aumento da densidade óssea. Todavia, não se pode, ainda, falar em termos de cura.- Nota da tradutora].

Em geral se pode dizer que vale sempre a pena tentar um tratamento médico, juntamente com o ortopédico e cirúrgico, utilizando os fármacos ate agora disponíveis, à espera que a pesquisa bioquímica possa, com precisão, individuar os erros metabólicos que estão na base das varias formas da disfunçao.

O conhecimento do mecanismo genético da O.I. é, certamente, essencial para cada real progresso futuro na terapia e é a este primeiro objetivo que deve tender a pesquisa clinica e de base. As perspectivas futuras são, ainda, indefinidas; mas não há dúvida de que o impulso que as várias Associações para Osteogênesis Imperfecta, em todo o mundo, estão dando à pesquisa, acelerarão os resultados positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...