ANJOS QUE ME VISITAM ....

terça-feira, 16 de novembro de 2010

OSTEOGENESIS IMPERFECTA--PARTE 9


Seu filho esconde a dor da fratura?


Apenas alguns pensamentos de Sylvia Ann VanKempen para compreender por que crianças com O.I. algumas vezes escondem sua dor:
Algumas das possíveis razões:

- Medo de ser inconvenientes para a família e os amigos "de novo" ("Algumas vezes minha família e amigos ficavam cansados de atravessar todo o processo de hospitalização, vendo-me atravessar toda a dor de novo")

- Medo dos pais ficarem bravos. ("Alguns pais, não os meus, atualmente demonstram raiva pela inconveniência para eles de ter que hospitalizar seu filho"). Algumas vezes as criança apenas se convence de que os pais ficarão com raiva ou decepcionados.

- Medo de não poder ir a algum lugar mais tarde porque terá que estar no hospital. ("Se a família estava planejando sair no próximo feriado, ou eu estava planejando ficar com os amigos nos próximos dias, eu não queria admitir que isso podia não acontecer").

- Medo de outra hospitalização, outro gesso, outra cirurgia, outra série de raios X.

- Culpa, por dar "tanto trabalho" ("Quando eu me machucava durante um período muito ocupado, isto é, Natal, eu sentia culpa porque minha mãe tinha que me ajudar com outro osso quebrado durante o tempo mais ocupado do ano").

- Idéia de ser corajoso/a, forte, resistente. ("Uma vez que sempre me foi dito que eu era TÃO corajosa, eu acreditei que deveria ser sempre corajosa").

- Dedicação à escola/trabalho. Não deixar outra fratura obstruir esta meta ("no último ano, machuquei meu pé a caminho do trabalho; não querendo admitir perder um dia, agüentei a dor até voltar pra casa e então faltei no dia seguinte").

- Racionalização (esperança?) da possibilidade de não ser um osso quebrado. ("Talvez apenas uma contração muscular").

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...