ANJOS QUE ME VISITAM ....

terça-feira, 16 de novembro de 2010

OSTEOGENESIS IMPERFECTA--PARTE 5


Como lidar com a Dor



Para as pessoas com Osteogênesis Imperfecta (OI), a dor associada às múltiplas fraturas pode levar a um desnecessário sofrimento e, quando não tratadas, podem resultar numa condição crônica. Como as dores podem impedir a capacidade de se levar uma vida produtiva, a dor crônica é um dos mais sérios problemas de saúde como também econômicos.
A dor é um dos modos pelos quais o corpo responde a um problema num tecido do corpo. Quando um osso quebra ou fratura, os nervos enviam mensagens através da medula espinhal ao cérebro, onde elas são interpretadas. O modo pelo qual uma pessoa reage à dor é determinado por muitos fatores, incluindo seu estado emocional. Por exemplo: a depressão parece aguçar a percepção da dor nas pessoas e diminuir sua capacidade de enfrentá-la. Muitas vezes, ao se tratar a depressão trata-se a dor também. Se a dor não for adequadamente tratada, a transmissão dos impulsos de dor ao cérebro ocorrem mais prontamente. Entretanto, é mais adequado e efetivo prevenir a dor que tratá-la depois que ela ocorre.

Dores agudas são geralmente caracterizadas por uma curta duração, funcionamento normal de ambos os sistemas nervosos (central e periférico), um curso previsível e, na maioria dos casos, um bom prognóstico.

A dor crônica é a dor que, além de durar um tempo maior que o esperado, interfere na vida normal da pessoa. Os problemas que lhe deram origem foram sanados, mas a dor continua. A mensagem de dor pode ser disparada por tensão muscular, fraqueza ou espasmos. Respostas não verbais à dor incluem elevação dos batimentos cardíacos, ou pressão sangüínea e imobilização de um parte afetada para evitar a dor, evitando o movimento. Contudo, nas dores crônicas, sentimentos de frustração, raiva e medo tornam a dor mais intensa. A dor crônica pode, freqüentemente, diminuir a qualidade de vida de uma pessoa, tanto psicologicamente quanto social e fisicamente. É esta também a causa mais freqüente de sofrimento e deficiências no mundo atual.


No caso da Osteogênesis Imperfecta, as dores agudas e crônicas podem estar associadas às múltiplas fraturas, colapsos vertebrais, deformação das juntas, osteoartrites, contraturas, deformidade ou mau alinhamento dos membros e recorrentes dores abdominais. A administração da dor, em portadores de Osteogênesis Imperfecta, tanto adultos como crianças, requer avaliação adequada e a implementação de um regime que deveria visar as multifacetadas formas de dor aguda e crônica. Com o aumento da longevidade de indivíduos com OI, a incidência de síndromes dolorosas relacionadas às mudanças degenerativas conseqüentes da velhice, aparecem mais fortemente. Nestes casos uma abordagem interdisciplinar na administração da dor é a atitude mais recomendada.


As informações seguintes dão um panorama das diferentes opções no tratamento da dor em Osteogênesis Imperfecta. As pessoas que precisam de ajuda no tratamento de dores crônicas associadas com Osteogênesis Imperfecta devem discutir as opções listadas a seguir com um médico.


Estratégias para Enfrentar a Dor

Métodos Físicos de Tratamento da Dor

Calor e Frio
Calor na forma de banhos ou bolsas de água quente podem aliviar dores crônicas ou músculos rijos.
Bolsas de gelo, ou frias, dão alívio para varias sensações dolorosas de nervos afetados. Frio também pode prevenir inchaços e inflamações.

Calor ou frio podem ser aplicados por 15 a 20 minutos de cadavez na área dolorida, e uma toalha pode ser colocada entre a pele e a fonte de frio ou calor para proteger a pele.


**Toalhas quentes ou bolsas de água quente no microondas providenciam uma rápida fonte de calor..
**Latas de cerveja ou de sucos, geladas, ou saquinhos de vegetais congelados no freezer também são bolsas de gelo instantâneas .

**Uma toalha úmida que foi completamente torcida e levada ao freezer ou geladeira pode dar alívio contra a dor.

Estimulação Elétrica Transcutânea dos Nervos (em inglês, Transcutaneous Electrical Nerve Stimulations (TENS)

Uma máquina TENS é um pequeno aparelho que envia impulsos elétricos para certas partes do corpo, bloqueando os sinais de dor. Dois eletrodos são colocados na parte do corpo onde a pessoa está sentindo a dor. A corrente elétrica que é produzida é muito suave, mas consegue impedir as mensagens de dor de serem transmitidas ao cérebro. O alívio da dor pode durar por algumas horas. Algumas pessoas podem usar um pequeno e portátil TENS preso a um cinto para obter alívio mais contínuo. Os aparelhos TENS deve ser usados sob a supervisão de um médico ou fisioterapeuta. Elas podem ser compradas ou alugadas nas lojas e fábricas que vendem suprimentos para hospitais e material cirúrgico. Uma prescrição é necessária.
Outras formas de terapia elétrica que podem ser benéficas incluem alta voltagem, baixa voltagem, micro estimulação, bipolar, interferencial e estimulação Russa. Cada uma destas terapias tem propriedades diferentes no controle não apenas da dor, mas para diminuir inchaços e músculos enrijecidos ou afetados por esforços. A maioria delas, entretanto precisa ser usada num consultório médico.

Exercícios e Fisioterapia



Exercícios ou fisioterapia, sob supervisão de um profissional que conheça a natureza da Osteogênesis Imperfecta podem ser efetivos no fortalecimento muscular, aumentando as estaminas e ajudando a pessoa a ter um visão mais positiva da vida. Devido ao fato de que os exercícios físicos aumentam o nível de endorfinas (analgésicos naturais produzidos pelo cérebro) no corpo, as dores podem diminuir.
Para crianças com Osteogênesis Imperfecta é benéfico começar fisioterapia tão cedo quanto possível. Fisioterapeutas podem ensinar posicionamentos apropriados, postura e exercícios que fortaleçam os músculos sem afetar os ossos. Os exercícios podem ser tão simples como mover uma junta através de seu percurso de movimento. Dobrar e desdobrar as pernas e os braços, por exemplo. Hidroterapia é uma das melhores técnicas de exercícios para suavemente aumentar a tonicidade muscular e reduzir a dor.


Acupuntura e Acupressura


Acupuntura envolve o uso de agulhas especiais que são inseridas no corpo em pontos específicos. Acredita-se que estas agulhas estimulam as terminações nervosas e incentivam o cérebro a produzir endorfinas.
Pode demorar algumas sessões de acupuntura antes que a dor seja aliviada.

Acupressura é a pressão direta sobre áreas onde a dor dispara. Esta técnica pode ser auto-administrada depois de ser treinada com um instrutor habilitado.


Massagens

A terapia por massagem pode ser um leve, lento e circular movimento com as pontas dos dedos ou um profundo "amassar" que se se move do corpo em direção aos dedos. As massagens pode aliviar dores, relaxar músculos tensos e suavizar "nós" musculares, aumentando a circulação sangüínea na área afetada e aquecendo-a.
A pessoa que faz a massagem deve usar óleos ou talco, e assim suas mãos deslizam suavemente sobre a pele. As massagem também podem incluir pressões suaves sobre áreas afetadas ou mais fortes um pouco sobre pontos de disparo da dor, nos nós musculares.

(Cuidados EXTREMOS devem ser tomados quando se trabalha com massagens em pessoas com Osteogênesis Imperfecta, EVITANDO-SE colocar muita pressão ou apoio nos ossos, que podem se fraturar com isto. -Nota da tradutora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...