ANJOS QUE ME VISITAM ....

domingo, 10 de abril de 2011

DESAPEGO....É NECESSARIO TERMOS DESAPEGO EM NOSSAS VIDAS...




Vivemos numa sociedade em que se valoriza o ter.
Quanto mais possuímos, mais somos considerados. Imóveis, vestuários, automóveis e outros veículos, computadores, celulares, máquinas digitais tornam pré-requisito para uma boa imagem perante o grupo, a sensação de sucesso, de realização, de ser aceito, amado. Mas, não só bens materiais parecem ganhar importância para nossa aceitação social, inclui também, possuirmos namorado, marido ou esposa, filhos, muitos amigos, de preferência conhecidos, personalidades então conta muito, até animais de estimação, desde que sejam de raça e com pedigree.

Como se a aquisição de algo ou alguém seja mais valioso do que a própria felicidade e bem estar interno. Qual o peso que damos para nossos sentimentos, nosso modo de ser, nossa real natureza? Quando deixamos de nos ouvir, as doenças aparecem no corpo, na mente e na alma. O preço por reprimir quem somos e viver de aparências é muito alto.

Não vejo nenhum mal em ter tudo que foi mencionado acima, mas o que acho danoso é viver a ilusão que precisamos possuir alguma coisa ou alguém para ser feliz plenamente. Por isso, digo com convicção: não acreditem nas propagandas, nos filmes, nas novelas, nos outros, escute sua voz de dentro.

A ironia da frase da peça nos informa que esquecemos de nós, abandonamos o ser em prol de algo que pensamos que podemos reter. Puro engano. Repare a vida, observe que nada dura eternamente.

Existem ciclos, altos e baixos como as estações do ano que acontecem independente de nossa vontade. Os momentos de dor, os momentos de alegrias passam. Portanto, vamos estar presentes neles.

Uma expressão da sabedoria hindú diz que “tudo passa” e quando paramos para compreender a extensão dessa simples frase, relaxamos, porque ela nos traz conforto para o coração e alívio para nossa ansiedade. Mas ao contrário, quando tentamos reter, segurar as coisas ou as pessoas, pensamos que podemos trazer junto com elas a felicidade, nos prendemos e ao ficarmos presos seja pelo prazer, conforto, a acomodação, aos medos dos riscos, os desafios da vida, deixamos de ser livres, leves, felizes e sofremos …

Acho que existem duas opções: podemos escolher lamentar as coisas que não são como gostaríamos que fossem e ficar eternamente insatisfeitos, buscando nos relacionamentos e nos objetos uma felicidade que eles não podem nos dar ou então buscarmos alternativas para viver em harmonia conosco e com todos. Vamos fazer as pazes com a vida e perceber dentro de nós a felicidade duradoura e plena.

O desapego é uma boa solução para isso, embora não seja nada fácil. Precisamos usar nossa força interna para libertar de todas as amarras, sejam elas sedutoras, aceitas socialmente, repressoras, etc. O exercício da meditação, as orações, o serviço desinteressado formam bons instrumentos para isso. E quando nos sentirmos inteiros, plenos, felizes sem nenhuma razão aparente, o amor que existe em nós passará a fluir com mais intensidade e invadirá toda a nossa existência, circulando por tudo e todos que encontrarmos.

2 comentários:

  1. Olá...uma graça de blog.

    Estou passando aqui para convidar você para conhecer meu blog.

    Quando puder passe por lá, vai ser um prazer ter sua companhia.

    bjs

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por postar em meu blog amada amiga...segue o meu que sera um prazer ter vc aqui comigo...bjos e sucessos a vc!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...